Sind-UEA lança campanha para reforçar comunicação entre base e diretoria
Nesta semana, o Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (Sind-UEA) lançou a campanha “Não Esqueça quem Reconstrói e Dialoga Junto com Você”, voltada a ampliar a comunicação com a nossa base através da atualização dos dados cadastrais dos filiados e filiadas do sindicato. A ação reflete as duas palavras que guiam a gestão, a reconstrução do poder de luta da entidade sindical, e o diálogo como principal elemento nessa caminhada.
“Essa campanha é importante para que nós continuemos a manter a comunicação de uma maneira mais rápida, mais eficiente e, ao mesmo tempo, mais próxima. Precisamos disso, porque a comunicação sindical tem uma grande relevância nos processos de mobilização. É fundamental que filiadas e filiados tenham acesso a todas as informações relativas a nossa luta sindical e que se sintam mais acolhidos e participantes dessa construção”, afirma Ceane Simões, secretária de Comunicação do Sind-UEA.
A campanha é seguida de um formulário elaborado na plataforma Google Forms voltado a coletar os dados mais atualizados da base do sindicato, como telefone, e-mail, endereço e unidade acadêmica. Os dados serão utilizados exclusivamente para ampliar o contato com a base. Acesse aqui.
“Temos adotado diferentes ferramentas de comunicação, especificamente redes sociais, como Instagram e Facebook, e através de um grupo no WhatsApp chamado ‘Informes Sind-UEA’, onde circulam informações e algumas discussões vão sendo mobilizadas. Também mantemos atualizado o nosso site. Como a proposta é que a nossa comunicação chegue a todos/todas colegas da capital e do interior, ter uma base de dados cadastrais atualizada é muito importante para nós!”, explica a secretária.
Metas para 2022
Há quem imagine uma entidade sindical como único corpo da categoria passível de se movimentar para ir em busca das lutas pelo todo. Porém, a presidenta do Sind-UEA, Márcia Medina, explica que o processo é muito mais amplo e coletivo.
“É importante atuar em unidade em qualquer situação. O coletivo sempre tem mais força que o individual, agora no caso de um sindicato é ainda mais importante. Nós somos uma diretoria executiva, ou seja, nós executamos as políticas, os objetivos traçados por uma base. Se a base não está conosco, nós não estamos fortalecidas, e nem a base”, afirma ela.
Segundo conta, as principais metas do sindicato para este ano envolvem conseguir negociar a data-base dos docentes, a articulação para o pagamento do retroativo referente ao escalonamento e também o das promoções. Outro ponto, esse levantado pela base, é um possível Auxílio Conectividade para professores, especialmente do interior do Amazonas. Por último, assegurar que o período de férias, de 30 dias, dos docentes seja respeitado, já que no atual calendário, foram concedidos apenas 23, diferente do que estabelece o prazo legal.
“Estamos também buscando melhorar a nossa arrecadação para que possamos oferecer mais serviços, como atendimento médico de clínico geral, por exemplo. Já de concreto, temos a assessoria jurídica para os filiados e filiadas, o que tem nos garantido vitórias na Justiça e pagamentos devidos aos docentes”, ressalta a presidenta.