Sind-UEA avança campanha por reposição salarial e em defesa da universidade

Sind-UEA avança campanha por reposição salarial e em defesa da universidade

O Sind-UEA, por meio do GT de Mobilização, avançou ainda mais com a luta pela reposição salarial e em defesa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Em reunião realizada nesta quinta-feira (26), o grupo composto por base e diretoria deliberou uma série de encaminhamentos que irá permitir mobilizações em todas as unidades da UEA no Amazonas.“Temos agora tudo o que é necessário para tornar possível a realização de caravanas em todas as unidades da UEA na capital e no interior. Conseguimos consolidar, dentro desse planejamento, as principais pautas que vão estar presentes no nosso texto-base e nos materiais de divulgação, desde panfletos a informativos”, explica a secretária de Comunicação do Sind-UEA, Ceane Simões.
Durante as caravanas, o sindicato irá também realizar eleições para a escolha de representantes de base nas unidades da UEA no interior do Amazonas. Atualmente, já há representantes em Tefé em Parintins, mas o plano é ampliar esse número para todos os municípios em que a universidade está presente. Na ocasião, também serão formados comitês de mobilização e defesa da UEA e da carreira docente.
Campanha
Na reunião, a campanha ganhou o slogan “UEA: quem conhece, defende!”. A ideia principal por trás da frase é ressaltar a importância da universidade para o Amazonas, em especial pelo desenvolvimento de conhecimento humano e científico, e pela mudança de vida de alunos e docentes da capital e do interior. Dentro desse pensamento, estão inclusos também:
– Defesa da Zona Franca: com os recentes ataques do governo Bolsonaro ao modelo, se mostrou ainda mais primordial que todos os amazonenses, em especial a comunidade acadêmica da UEA, defenda o modelo e os empregos das trabalhadoras e trabalhadores do Polo Industrial. Atualmente, o PIM financia integralmente a universidade através de contrapartidas fiscais.
– Lutas da categoria: as pautas salariais estão inclusas na nova campanha do Sind-UEA, pois é impossível falar da defesa da universidade sem incluir a valorização dos profissionais docentes, perpassando a necessidade de respeitar os direitos dessas trabalhadoras e trabalhadores. Por isso, o Sind-UEA exige o pagamento das datas-bases, dos retroativos do escalonamento e das promoções horizontais e verticais. Somos #ForaWilsonLima.
As pautas defendidas pela campanha serão amplamente divulgadas pelo sindicato através de panfletos, cards, cartilhas, faixas, adesivos e, nos municípios em que houver possibilidade, com outdoors. Também serão elaborados vídeos e artes que representem todas essas bandeiras.
Cronograma
Atualmente o Sind-UEA está concentrado na construção das bases que sustentam a campanha, como as próprias bandeiras de luta e toda a organização logística e de materiais gráficos que o trabalho exige. Segundo o cronograma, a primeira visita a uma unidade deverá ocorrer em 4 de julho, na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA). Já no interior, a primeira será entre 20 a 22 de julho, no Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest).
“Outro ponto importante é que durante a campanha iremos trabalhar também a necessidade de sindicalização dos docentes para o fortalecimento dessa mobilização. Além disso, durante as caravanas, faremos uma escuta sensível sobre todas as demandas da base. Levaremos também as bandeiras do sindicato nacional, de defesa da universidade e da valorização profissional”, comenta Ceane Simões.

admin_sindueax

Os comentários estão fechados.