Semana é marcada pelo avanço da luta salarial de docentes da UEA

Semana é marcada pelo avanço da luta salarial de docentes da UEA

A semana que termina foi marcada por novos avanços na luta salarial de docentes e técnicos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Sem recomposição salarial há oito anos, as trabalhadoras e trabalhadores estão em plena campanha para a garantia desse direito.Na terça-feira (28), a Comissão de Negociação e Mobilização (CNM) do Sind-UEA entregou ao deputado estadual Cabo Maciel documentos que dão sustentação às reivindicações. O parlamentar preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) e se uniu à luta, acionado pelo sindicato.
O principal documento entregue é um estudo solicitado pelo Sind-UEA e realizado pelo Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese). Conforme o levantamento, a defasagem salarial de docentes é de 33,70% até 1º de março deste ano.
Além disso, considerando uma prospecção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para março e abril, o percentual chega a 35,49%. A estimativa foi feita por considerar que os dois meses antecedem o dia 1º de maio, quando o governo deve pagar a data-base, conforme a legislação.
“Estamos nessa fase de contato direto com a Casa Legislativa, que na próxima semana vai estabelecer uma conversa com a Casa Civil para agendar um encontro da categoria com o governo estadual, permitindo uma mesa de negociação”, explica a professora Eglê Wanzeler, que preside a CNM.
Defesa
Já na quarta-feira (29), o deputado Cabo Maciel usou a tribuna da ALE-AM para informar que já está em contato com o governo estadual para o pagamento das datas-bases. Além da UEA, o parlamentar também defendeu o reajuste a servidores da segurança pública e saúde.
“Eu tenho, nas minhas conversas, tocado nesse sentimento dos servidores públicos e tenho obtido como resposta que as Secretarias estão fazendo os seus levantamentos por determinação do governador Wilson Lima (UB) e também tenho apresentado as demandas ao Comitê Financeiro, que foi instituído por esse Governo para que pudesse recepcionar todas essas demandas e alicerçar as decisões do governador”, disse ele.

admin_sindueax

Os comentários estão fechados.