Sind-UEA reabre grupo de Informes e estabelece Comissão de Ética

Sind-UEA reabre grupo de Informes e estabelece Comissão de Ética

Em atenção à demanda apresentada pela base durante a 1ª Assembleia Ordinária, o Sind-UEA reabriu o grupo de Informes, no WhatsApp, para interação de membros. A participação de filiadas e filiados havia sido restrita pela diretoria após episódios de desrespeito a integrantes do grupo, naquele espaço.
“Discutimos a importância do grupo com a base e aprovamos essa volta das interações, mas com diretrizes. A preocupação do sindicato é evitar problemas que foram vivenciados nos últimos meses, motivando o silenciamento do grupo”, comenta a secretária de Comunicação, Ceane Simões.
No dia da Assembleia, foi sugerida e aprovada uma Comissão de Ética para fazer a moderação do grupo. Em deliberação durante a reunião, as professoras Mônica Xavier, Ceane Simões e o professor Leonardo Peixoto se prontificaram para compor a comissão. A quantidade de membros pode aumentar para cinco (ou outro número ímpar), caso haja novos voluntários.
Confira as diretrizes na íntegra:
A assembleia do Sind-UEA, reunida remotamente no dia 01 de fevereiro de 2023, deliberou pela reabertura do grupo de informes para interação entre as/os participantes. No entanto, para evitar que ocorram os problemas que levaram a diretoria a fechar o grupo de discussão, deliberamos por estabelecer algumas NORMAS DE INTERAÇÃO, que ficarão afixadas na descrição deste grupo. São as seguintes:

Este grupo foi criado com o intuito de informar às/aos participantes as ações desenvolvidas pelo Sind-UEA e fazer circular notícias diretamente do interesse da nossa categoria.

Entendendo que sem debate não há democracia, é importante tornar este grupo um espaço democrático de debates e discussões acerca da nossa vivência profissional, bem como de manifestações da base em relação à diretoria do Sind-UEA.

Nesse sentido, os debates e discussões aqui realizados devem se limitar ao campo das ideias, não sendo permitidos quaisquer ataques pessoais, acusações, provocações ou ilações que extrapolem o escopo de nosso debate sindical e político. Toda pessoa que se sentir atacada individualmente, poderá acionar a Comissão de Ética criada exclusivamente para este fim e formalizar denúncia em instrumento próprio a ser disponibilizado por essa comissão. As denúncias serão recebidas, as partes envolvidas serão ouvidas e, após análise da Comissão, poderão ser aplicadas as seguintes sanções: 1) advertência e 2) havendo reincidência, suspensão temporária da participação no grupo.

As suspensões temporárias serão aplicadas imediatamente, por decisão da Comissão de Ética, e serão avaliadas na Assembleia subsequente do Sind-UEA, que deliberará pela manutenção da suspensão ou pela reintegração da pessoa envolvida ao grupo.

Esclarecemos que, nenhuma dessas sanções limita qualquer atividade sindical da pessoa em questão, elas se limitam única e exclusivamente à participação neste grupo de informes.

Comissão de Ética Ad hoc
Profa. Ceane Simões
Prof. Leonardo Peixoto
Profa. Mônica Xavier

admin_sindueax

Os comentários estão fechados.