Presidente do TJAM se coloca à disposição do Sind-UEA em visita institucional

O Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (Sind-UEA) realizou uma visita institucional à sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) na manhã desta terça-feira (4). Estiveram presentes no encontro a presidenta do sindicato, Márcia Medina; a secretária-geral, Gisele Torrente; e a 2º tesoureira, Andréa Lanza. A comitiva foi recebida pelo presidente da Corte, desembargador Flávio Pascarelli, que fez acenos positivos às pautas da categoria docente da UEA. “Fomos muito bem recebidas, inclusive, pontualmente. É uma visita que marca a presença do Sind-UEA nesses espaços institucionais de grande importância para a garantia dos nossos direitos enquanto docentes, sobretudo, como trabalhadoras e trabalhadores”, pontua a presidenta Márcia Medina.
Durante o encontro, o foco da comitiva do sindicato foi apresentar ao desembargador as atuais demandas de professores da UEA vinculadas à Justiça. “Destacamos a nossa luta pelo pagamento dos retroativos, das nossas promoções e do direito à periculosidade e insalubridade”, diz Márcia.
Um dos destaques da visita é justamente a pauta de periculosidade e insalubridade. A esse respeito, o presidente do TJAM compartilhou com o sindicato a existência de um processo administrativo da corte que discute o pagamento desses direitos aos servidores, independente de constar na regra estatutária.
Segundo a presidenta do Sind-UEA, a informação é um importante passo para a busca por esse direito. “Nós vamos ter acesso a esse processo interno para que a nossa pauta possa se embasar a partir dos apontamentos legais feitos na ação já existente no TJAM”, afirma ela.
O Sind-UEA lembra que dispõe de atendimento jurídico presencial e virtual para filiadas e filiados. O serviço pode ser agendado para qualquer horário, às segundas-feiras, pelo telefone (92) 98460-6826.