Eleição Sind-UEA: Comissão homologa chapa ‘Avançar nas Lutas’

A Comissão Eleitoral que coordena o processo de escolha da nova diretoria do Sind-UEA homologou a chapa ‘Avançar nas Lutas e Conquistar Nossos Direitos de Classe’. A chapa ‘União e Reconstrução’ teve o pedido de homologação contestado por ser composta, em parte, por docentes que possuem cargos de assessoria direta à reitoria e pró-reitorias da UEA, o que é vedado, conforme Regimento interno.“Encerrado o período de homologação de chapas e de recurso das homologações, a Comissão Eleitoral informa às/aos docentes sindicalizadas/os que a chapa AVANÇAR NAS LUTAS E CONQUISTAR NOSSOS DIREITOS DE CLASSE está devidamente homologada. A campanha eleitoral ocorrerá no período de 02 a 10 de abril, como prevê o calendário eleitoral”, diz o informativo n. º7/2023, assinado pelo presidente da Comissão, professor Leonardo Peixoto.
Está previsto para esta segunda-feira (3) a divulgação da lista de votantes no pleito. O prazo para apresentar recursos contrário a nomes de eleitores estará aberto até as 18h desta terça-feira (4). O resultado final será divulgado na quarta (5). A eleição e a apuração dos votos ocorrerão no dia 11 de abril. Confira o calendário completo aqui
Recurso
A Comissão Eleitoral recebeu, na última sexta-feira (31), recurso interposto pela chapa ‘Avançar nas Lutas e Conquistar Nossos Direitos de Classe’ contra a chapa ‘União e Reconstrução. Assinado pela candidata à presidência do Sind-UEA, Eglê Wanzeler, o documento apontava quatro candidatas com cargos comissionados na chapa contrária, o que é vedado regimentalmente, conforme Art. 40, parágrafos 1º e 3º, alíneas a) e b):
“Não poderão ser eleitas para o cargo do Sind-UEA professores(as) convidados(as) ou visitantes, bem como aqueles em função de Direção da Universidade do Estado do Amazonas, a saber: reitor(a) e vice-reitor(a), pró-reitores(as) e Assessoria diretas da Administração Superior, diretores(as) de Unidades Acadêmicas (Escola e Centro) e de Unidades Especiais de Ensino, bem como diretores(as) de Fundação de Apoio”.
Após análise dos documentos e de pedido de parecer jurídico da assessoria do Sind-UEA, as membras e membros da Comissão Eleitoral decidiram, por maioria simples, acatar o recurso. Confira o recurso, o parecer da assessoria e os votos da Comissão: