Manaus integra ato nacional contra Bolsonaro no próximo sábado (9)

Manaus integra ato nacional contra Bolsonaro no próximo sábado (9)
No Amazonas, a defesa da Zona Franca está entre as principais pautas do protesto
No próximo sábado (9), entidades sindicais, estudantis e partidos de oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) realizarão o ato “Bolsonaro Nunca Mais” nas principais cidades do Brasil. Em Manaus, a manifestação ocorrerá às 16h, na Praça da Saudade, e traz como pauta a defesa da Zona Franca de Manaus, a ameaça aos direitos de trabalhadores, a alta inflação que atinge o país e as suspeitas de corrupção no Ministério da Educação (MEC).
O Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (Sind-UEA) está entre a siglas que integram o ato. Segundo a secretária de Comunicação da entidade, Ceane Simões, o evento faz parte do calendário nacional de sindicatos e partidos políticos e marca o avanço das mobilizações que devem crescer ainda mais até as eleições, em 2 de outubro.
“É uma deliberação também do nosso sindicato nacional de docentes, o Andes. Então, é muito importante fazer essa agitação, a mobilização da nossa base para que tenhamos bastante adesão, com um ato bem consolidado que mostre a indignação da população com tudo o que vivemos, hoje, no Brasil”, afirma a sindicalista.
Defesa da Zona Franca
A defesa da Zona Franca de Manaus é uma das principais pautas do ato. No último dia 25 de fevereiro o governo federal publicou um decreto que reduziu em 25% a alíquota no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o que fez diminuir o poder de competitividade do Polo Industrial de Manaus. A medida ainda não foi revertida e o Centro das Indústrias do Amazonas (Cieam) já estima que novas empresas comecem a sair da Zona Franca nos próximos 12 meses.
“O governo não entende a importância do modelo econômico para o Amazonas. Ignora que a Zona Franca é responsável por meio milhão de empregos diretos e indiretos e que financia, através de contrapartidas fiscais, a nossa Universidade do Estado do Amazonas”, pontua a professora.
Outas pautas
As entidades organizadoras do protesto também culpam a política do presidente Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, pelo alto preço dos alimentos, dos combustíveis e da energia elétrica. Atualmente, o Brasil acumula inflação de 15,57% nos últimos 12 meses, segundo o Índice Geral de Preços (IGP-DI).
Além disso, o ato cobra por investigação na suspeita de corrupção dentro do Ministério da Educação (MEC). O agora ex-chefe da pasta, Milton Ribeiro, foi gravado dizendo que beneficiava municípios escolhidos por dois pastores lobistas, a pedido do presidente Jair Bolsonaro. Os áudios foram relevados pelo jornal Folha de São Paulo.
Serviço
O quê: Ato ‘Bolsonaro Nunca Mais’ em Manaus
Quando: sábado (9), às 16h
Onde: Praça da Saudade, Centro
Mais informações: Ceane Simões (92) 99307-0560