Manaus integra ato nacional contra Bolsonaro no próximo sábado (9)

Manaus integra ato nacional contra Bolsonaro no próximo sábado (9)

Manaus integra ato nacional contra Bolsonaro no próximo sábado (9)

No Amazonas, a defesa da Zona Franca está entre as principais pautas do protesto

No próximo sábado (9), entidades sindicais, estudantis e partidos de oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) realizarão o ato “Bolsonaro Nunca Mais” nas principais cidades do Brasil. Em Manaus, a manifestação ocorrerá às 16h, na Praça da Saudade, e traz como pauta a defesa da Zona Franca de Manaus, a ameaça aos direitos de trabalhadores, a alta inflação que atinge o país e as suspeitas de corrupção no Ministério da Educação (MEC).


O Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (Sind-UEA) está entre a siglas que integram o ato. Segundo a secretária de Comunicação da entidade, Ceane Simões, o evento faz parte do calendário nacional de sindicatos e partidos políticos e marca o avanço das mobilizações que devem crescer ainda mais até as eleições, em 2 de outubro.
“É uma deliberação também do nosso sindicato nacional de docentes, o Andes. Então, é muito importante fazer essa agitação, a mobilização da nossa base para que tenhamos bastante adesão, com um ato bem consolidado que mostre a indignação da população com tudo o que vivemos, hoje, no Brasil”, afirma a sindicalista.

Defesa da Zona Franca
A defesa da Zona Franca de Manaus é uma das principais pautas do ato. No último dia 25 de fevereiro o governo federal publicou um decreto que reduziu em 25% a alíquota no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o que fez diminuir o poder de competitividade do Polo Industrial de Manaus. A medida ainda não foi revertida e o Centro das Indústrias do Amazonas (Cieam) já estima que novas empresas comecem a sair da Zona Franca nos próximos 12 meses.
“O governo não entende a importância do modelo econômico para o Amazonas. Ignora que a Zona Franca é responsável por meio milhão de empregos diretos e indiretos e que financia, através de contrapartidas fiscais, a nossa Universidade do Estado do Amazonas”, pontua a professora.
Outas pautas
As entidades organizadoras do protesto também culpam a política do presidente Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, pelo alto preço dos alimentos, dos combustíveis e da energia elétrica. Atualmente, o Brasil acumula inflação de 15,57% nos últimos 12 meses, segundo o Índice Geral de Preços (IGP-DI).
Além disso, o ato cobra por investigação na suspeita de corrupção dentro do Ministério da Educação (MEC). O agora ex-chefe da pasta, Milton Ribeiro, foi gravado dizendo que beneficiava municípios escolhidos por dois pastores lobistas, a pedido do presidente Jair Bolsonaro. Os áudios foram relevados pelo jornal Folha de São Paulo.
Serviço
O quê: Ato ‘Bolsonaro Nunca Mais’ em Manaus
Quando: sábado (9), às 16h
Onde: Praça da Saudade, Centro
Mais informações: Ceane Simões (92) 99307-0560

admin_sindueax

Os comentários estão fechados.