Informativo N. 03/2025 – DIRETORIA SIND-UEA

Nota da Sind-UEA em reforço à Circular nº 475/2025, emitida pela diretoria do ANDES – SN em repúdio ao Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), pelo massacre nos complexos da Penha e do Alemão.
A direção da Sind-UEA (SSind) vem a público reforçar o apoio à Circular nº 475/2025, emitida pela diretoria do ANDES – SN, que condena o massacre ocorrido no Rio de Janeiro no último dia 28, bem como repudia toda e qualquer tentativa de relativizar ou legitimar a ação desastrosa conduzida pela Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, liderada por Victor Santos e pelo governador Cláudio Castro.
Com tal posicionamento, a Sind-UEA se alinha não somente a todas e a todos aqueles que zelam e atuam pela construção de uma política de Estado centrada na justiça social e nos Direitos Humanos, e que trabalhe a serviço da população mais pobre e não contra ela, mas também a diversos estudiosos, lutadores/lutadoras sociais, coalizões por direitos e órgãos de direitos humanos independentes, que condenaram com veemência a “operação”, tanto do ponto de vista humanitário, quanto como estratégia de combate ao crime organizado. A ação orquestrada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro que resultou na morte de mais de 100 pessoas, incluindo policiais, sequer deve ser chamada de operação, mas sim por seus vários nomes: chacina / morticínio / extermínio / massacre. E objetivamente faz parte do necropoder que tem redundado no genocídio do povo preto e pobre em todo Brasil.
Desse modo, seguimos firmes e vigilantes na luta por uma sociedade que respeite a dignidade de cada indivíduo, especialmente no âmbito da Universidade do Estado do Amazonas, que constitui nosso espaço fundamental de atuação.
Manaus, 30 de outubro de 2025.