ANDES-SN participa de reunião das centrais sindicais com Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (18) com as centrais sindicais. O encontro foi acompanhado por centenas de dirigentes de diversas entidades sindicais, entre as quais o ANDES-SN, que esteve representado por Zuleide Queiroz, 2ª vice-presidenta, Francieli Rebelatto, 2ª secretária, e Gustavo Seferian, encarregado de Assuntos Jurídicos.Na reunião, todas as centrais sindicais tiveram momento de fala e apresentaram várias questões às demandas da classe trabalhadora: financiamento sindical, igualdade de gênero e raça nos ambientes de trabalho e equiparação salarial, melhores condições de trabalho para o conjunto da classe trabalhadora, valorização real do salário mínimo, liberdade sindical, enfrentamento de atos antissindicais e a valorização da negociação coletiva.
Em sua fala, representando a CSP-Conlutas, Luiz Carlos Prates, o Mancha, ressaltou as práticas antissindicais, denunciou as demissões e perseguições contra a classe trabalhadora e dirigentes sindicais, e reafirmou a independência e autonomia da CSP-Conlutas. “Por isso, é necessário, e vai estar na mão da Presidência, ratificar a Convenção 158 [da OIT], para impedir as demissões desmotivadas, para impedir as demissões sem justa causa. É preciso reintegrar os dirigentes sindicais que foram perseguidos, porque dentro das fábricas e outros locais de trabalho, não existe democracia”, afirmou.
Mancha defendeu a revogação das reformas trabalhista e da previdência, o cancelamento das privatizações [citando a Petrobras e a Eletrobras], o fim do Teto de Gastos, o não pagamento da dívida pública e a valorização do salário mínimo. “Nós entendemos que somente a mobilização dos trabalhadores é capaz de promover as mudanças necessárias. E, por isso, precisamos de liberdade para lutar, para nos organizar, para constituir comissões de fábrica e para ter sindicatos autônomos”, concluiu Mancha.
Foto: Marcelo Camargo / AgB
Saiba mais em: https://andes.org.br/conteudos/noticia/aNDES-sN-participa-de-reuniao-das-centrais-sindicais-com-lula1