Sind-UEA realiza Assembleia Ordinária de fevereiro

Sind-UEA realiza Assembleia Ordinária de fevereiro

Sind-UEA realiza Assembleia Ordinária de fevereiro; confira os destaques

O Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (Sind-UEA) realizou, na noite desta terça-feira (22), a primeira Assembleia Ordinária deste ano para discutir as estratégias de lutas em favor da categoria. Além disso, ganharam destaque proposituras relacionadas à atuação do sindicato durante a eleição para a reitoria da UEA, com pleito marcado para 20 de março.
Em decorrência da pandemia de covid-19, o encontro aconteceu virtualmente pela plataforma de videoconferências, Zoom. A assembleia durou cerca de 3h e foi composta pela diretoria do sindicato e por filiados e filiadas da capital e do interior do Amazonas, somando, no auge, mais de 30 pessoas.

Eleições
A secretária de Formação Sindical, professora Mônica Medeiros, sugeriu que o sindicato realize debates com os candidatos e as candidatas à eleição para a reitoria com o objetivo de permitir que a base possa conhecer com mais detalhe as propostas a serem apresentadas.
Além disso, a professora propôs sugerir às chapas a assinatura de um documento que ateste a ciência dos candidatos para as demandas que estão sendo levantadas pelos docentes através do sindicato, se comprometendo a atende-las. Ambas as propostas foram votadas e aprovadas por unanimidade.
A disputa para o comando da reitoria da maior universidade multicampi do país, a UEA, ocorre em março e tem como concorrentes na disputa os professores André Zogahib e Kátia Couceiro (chapa 19), e Alcian Pereira e Cleto Cavalcante (Chapa 22). A eleição será direta e terá a participação de alunos, alunas, professores, professoras e todo o corpo de servidores técnico-administrativo da instituição.

Auxílio-conectividade
Uma das bandeiras de luta do Sind-UEA em 2022 é a busca pelo pagamento, em caráter indenizatório, do que está sendo chamado de auxílio-conectividade. Por isso, o sindicato conta com um grupo de trabalho (GT) que atua especificamente nessa questão e que trouxe na assembleia desta terça-feira (22) números prévios coletados com os docentes da universidade através de formulário on-line.
“A última vez que verifiquei estávamos com 79 respostas e quanto mais [pessoas preencherem], mais representativo fica. Até agora, mais de 80% dos professores responderam que sim, tiveram que melhorar seus planos de internet e apontaram custos tanto de compra de materiais […] passando por fone, cadeira [e outros]. Então, houve investimento dos professores”, afirmou a secretária de Formação Sindical, Mônica Medeiros.
Com base nos dados que estão sendo coletados até 4 de março, o sindicato irá buscar o pagamento de um auxílio-conectividade retroativo, ou seja, de restituição do que foi gasto pelos docentes nos semestres em que o ensino remoto foi colocado em prática, desde 2020.

Criação de grupos de trabalho
Durante a Assembleia também foi aprovada a criação de dois grupos de trabalho. O primeiro deles deve discutir junto à base a questão do ensino remoto e do ensino à distância (EAD) durante a pandemia de covid-19 e o cenário futuro para ambos na universidade.
Já o segundo GT será voltado para o planejamento e execução de uma campanha de mobilização por reposição salarial, a considerar as perdas inflacionárias e o congelamento salarial que atinge os docentes da universidade, realidade também vivida por outros servidores públicos.

Outros encaminhamentos
Além dos destaques acima, a diretoria e a base do sindicato também discutiram uma série de encaminhamentos para complementar e fortalecer o plano de luta para este ano de 2022. Confira os tópicos aprovados abaixo:
– Pagamento de veículos jornalísticos e outdoors para a campanha de reposição salarial para todo o quadro de docentes da universidade;
– Nomes das professoras Ceane Simões, Mônica Xavier, Eglê Wanzeler e Rita Machado para representarem a categoria e o Sind-UEA no 40º Congresso do Sindicato Nacional organizado pelo Andes-SN em Porto Alegre (RS), entre os dias 27 de março e 1º de abril;
– Encaminhamento em assembleia própria para discutir a reconfiguração do atual grupo “Informes Sind-UEA” no WhatsApp para a sua ramificação em dois canais. O primeiro, para permanecer com o nome ‘Informes’, fechado para discussão, e o segundo (a ser criado) para ser um fórum aberto a debates de temas relacionados ao sindicato e à universidade;
– Ajuizamento de ação coletiva para requerer o pagamento retroativo das promoções horizontais e verticais e a verificação com a assessoria jurídica sobre a possibilidade de atender a essa nova demanda;
– Envio de requerimento à reitoria da UEA para solicitar informações à cerca de gastos detalhados da universidade durante esses quase três anos de pandemia de covid-19 com o consequente ensino remoto. (Alternativo:
– Envio de requerimento à reitoria para solicitar quanto a UEA deixou de gastar devido a implementação do Ensino Remoto).

admin_sindueax

Os comentários estão fechados.