NOTA DE REPÚDIO DO SIND-UEA À CONCESSÃO DO TÍTULO DE CIDADÃO AMAZONENSE AO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO

Amazonas, 21 de abril de 2021.
A Diretoria da Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (Sind-UEA) repudia veementemente a concessão do título de cidadão amazonense ao Presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido), aprovada por meio do Projeto de Lei N. 187/2021, de autoria do deputado Delegado Péricles (PSL), que tramitou em regime de urgência na ALEAM no dia 20 de abril. Essa proposta obteve apenas um voto contrário e uma abstenção nessa casa e nos sinaliza para o alto grau de adesismo ideológico e subserviência à política genocida adotada pelo atual presidente.
O Amazonas está sofrendo duramente com a pandemia, registrando mais de 12.000 mortes pela Covid-19, agravada pela falta de amparo do Governo Federal e sua gestão abominável da crise. Piorando ainda mais a nossa trágica situação, a “boiada está passando” com os discursos de incentivo ao garimpo e invasão de terras indígenas, seja por meio da atividade de mineração, grilagem ou de proselitismo religioso. Além disso, o Observatório do Clima analisou os dez anos anteriores e os anos posteriores à posse de Bolsonaro, até julho de 2020, e constatou que o desmatamento na Amazônia aumentou 70%. Recentemente, após denunciar o comércio ilegal de madeiras, o superintendente da Polícia Federal do estado foi afastado e a nova normativa do Ministério do Meio Ambiente impede que os fiscais apliquem multas ou façam ações sem anuência de um superior, o que na prática pode significar censura e constrangimentos ao trabalho de fiscalização. Estamos sem auxílio emergencial e sem vacina suficiente para imunizar a nossa população contra a Covid-19. O Amazonas passa por uma situação de grande descaso político e econômico!
Não há como negar os fatos, o Presidente Bolsonaro é protagonista nesses diversos retrocessos e está às vésperas de sofrer investigação na CPI da Pandemia, sendo uma das linhas de investigação o colapso do sistema de saúde do Amazonas. Bolsonaro é uma fratura exposta na nossa sociedade e a titulação de cidadão amazonense causa indignação e repulsa a quem luta e sobrevive no Amazonas.
O Sind-UEA, em nome da nossa categoria docente e daqueles e daquelas que aqui vivem e trabalham, exige respeito!
#ForaBolsonaro