Criada comissão de negociação que vai pedir 48,33% de recomposição salarial para docentes da UEA

Criada comissão de negociação que vai pedir 48,33% de recomposição salarial para docentes da UEA

Durante Assembleia Extraordinária realizada nesta quarta-feira (8), o Sind-UEA, junto à base, criou a Comissão de Negociação e Mobilização (CNM) para dar seguimento à luta pela recuperação das perdas salariais de professores da UEA nos últimos anos. O grupo irá articular uma nova tentativa de encontro com o governador Wilson Lima (UB) e pedir uma recomposição de 48,33% com base na corrosão inflacionária desde o último reajuste, concedido em 2015. O encontro a pedido da base teve forte presença das e dos docentes da UEA e foi realizado virtualmente. Havia quatro pautas previstas para discussão, dentre elas, três correlacionadas: reposição salarial e data-base; pagamento da dívida do Estado com a categoria (como retroativos); e estado de greve.
Presidenta do sindicato, Márcia Medina iniciou os tópicos com uma retomada dos recentes acontecimentos envolvendo essa pauta, como as frequentes tentativas de contato com o governador, todas sem sucesso, e a reunião com a reitoria da UEA em junho do ano passado. Por fim, informou à base que o controlador-geral do Amazonas e professor da UEA, Jeibson dos Santos, havia comunicado a ela, nesta quarta (8), que Wilson Lima estava ciente da demanda e apto a receber a categoria.
A partir desta possibilidade de encontro, a Assembleia aprovou a criação da Comissão de Negociação e Mobilização (CNM), formada por membros da diretoria e da base que se colocaram à disposição durante a reunião. Confira os membros:
Ana Chayen (CESTB)
Ceane Simões (ENS/Diretoria SindUEA)
Cláudia Martins (ESAT)
Eglê Wanzeler (ENS)
Sônia Araújo (ESAT)
Leonardo Peixoto (CESTB)

Outros pontos
Após a criação da CNM, a Assembleia aprovou também o custeio de transporte para dois membros da Comissão que não estarão em Manaus durante a agenda com o governador, mas se dispuseram a lutar pela recomposição salarial. Tratam-se dos professores Leonardo Peixoto e Ceane Simões, ambos com compromissos acadêmicos externos à capital amazonense.
Além da recomposição salarial, ficou decidido que a CNM irá pontuar com o governador as atuais dívidas do Estado com a docência da UEA, como o pagamento dos retroativos, das promoções horizontais e verticais.
Por fim, a Assembleia votou por considerar ‘vencida’ a proposta de estado de greve até o momento, por entender que é preciso primeiro se reunir com a gestão estadual. Porém, caso as negociações não avancem, a paralisação será uma das possibilidades.
O quarto ponto de pauta da Assembleia dizia respeito à eleição para a escolha da nova diretoria do Sind-UEA. Conforme o estatuto da entidade, a atual gestão terá o mandato encerrado em 1º de abril, quando completa dois anos à frente do sindicato. Para dar andamento ao pleito, a base formou uma Comissão Eleitoral presidida pelo professor Leonardo Peixoto (CESTB/UEA). Segundo ele, a previsão é que o edital seja publicado até a próxima segunda-feira (13). Confira os membros da Comissão Eleitoral:
Presidente: Leonardo Ferreira Peixoto (CESTB)
Titulares: Fábio Alves Gomes (CESTB)
André de Oliveira Melo (CESP)
Ceane Andrade Simões (ENS)
Maria Evany do Nascimento (ENS)
Suplente: Roberto Sanches Mubarac Sobrinho (ENS)

admin_sindueax

Os comentários estão fechados.