Conad Extraordinário indica ao 41º Congresso a saída do ANDES-SN da CSP-Conlutas

Após dois dias de debates, que foram precedidos pelas discussões nas assembleias de base, as e os participantes do 14º Conad Extraordinário do ANDES-SN deliberaram por encaminhar ao 41º Congresso do Sindicato Nacional a desfiliação da CSP-Conlutas. A decisão foi aprovada neste domingo (13), durante a plenária do Tema 2 Questões Organizativas, com o tema “CSP-Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação da Central”.
Este 14º Conad Extraordinário é uma deliberação do 40º Congresso do ANDES-SN, realizado em fevereiro de 2020, em São Paulo. O evento foi realizado no Auditório da Seção Sindical da Universidade de Brasília (Adunb SSind.), entre 12 e 13 de novembro, com a presença de representantes de 75 seções sindicais, sendo 69 delegados e delegadas, 116 observadores e observadoras, 6 convidadas e convidados e 31 diretores e diretoras do ANDES-SN, totalizando 222 pessoas.
Debates
A plenária teve início pela manhã, com 40 falas de diversas e diversos participantes, respeitando a paridade de gênero, que trouxeram análises sobre a atuação da central sindical e da participação do ANDES-SN na CSP-Conlutas. A proposta “Indicar ao 41º Congresso a desfiliação do ANDES da CSP-Conlutas” foi aprovada com 37 votos favoráveis, 22 contrários e 05 abstenções.
Na sequência, após a votação do mérito, as e os docentes passaram a discutir os textos de resoluções do Caderno de Texto, previamente debatidos nos grupos de trabalho na noite de sábado (12). Foi deliberado, ainda, indicar ao 41º Congresso, que será realizado em fevereiro de 2023 no Acre, a desfiliação da Central Sindical.
Também foi aprovado realizar, no próximo ano, um seminário para debater a organização da classe trabalhadora e continuar construindo espaços aglutinadores das lutas, e também recomendações de temáticas e sintetização dos debates.